Quando o EX influencia nos gastos domésticos!

Tomo coragem!  E, timidamente, me levanto e falo para um pequeno grupo:

— Olá, meu nome é Claudia.

— Ooooi, Claudia! — responde o grupo.

— E, hoje, faz 3 dias que não vou ao hortifruti perto de casa!

Aplausos!!! Aplausos!!! Aplausos!!!

Vocês devem estar se perguntando por que um grupo de humanos estaria se reunindo para comemorar o autocontrole de um deles, quando o desejo não é nada prejudicial.  Claro que é uma brincadeira. Se todo o vício do mundo fosse frequentar um estabelecimento saudável, a humanidade estaria salva!!!

Porém, é um desafio usar o suado dinheirinho somente com a lista de compras estrategicamente feita para o consumo da semana. Toda vez que vou ao hortifruti me encanto com a organização, com a limpeza, com as ofertas e com a cordialidade dos colaboradores. Na seção de carnes, há um atendente que me conhece pelo nome e sabe das minhas preferências. Na de peixes também. E no caixa? Todos me atendem com muito bom humor e cordialidade.

Com um ambiente assim, qualquer motivo é válido para voltar. Sempre que vou com o objetivo de comprar apenas um item, volto com uma sacola cheia. E o estabelecimento fica a 30m da minha casa e abre todos os dias. Ou seja, não precisaria estocar nada, pois lá seria minha despensa.

Apesar de começar este texto com uma brincadeira, o assunto é sério!!! Um ambiente amigável entre (e para os) humanos é essencial para uma boa experiência. Já fui a supermercados em que os funcionários não sorriem e estão sempre com uma linguagem corporal de poucos amigos. Sem contar a falta de gentileza ao atravessarem seu caminho, correndo de um lado ao outro para agradar à liderança.

Sim, Customer Experience (CX) em harmonia com Employee Experience (EX) traz vendas!!!  Uma equipe bem tratada, com menos atritos em suas jornadas de trabalho, é mais produtiva e rentável. Quando falo de atritos, me refiro a falta de equipamentos, de empatia entre times e liderança, de colaboração entre todos…

Uma pesquisa recente da XM Institute revela que há 2,5 bilhões de trabalhadores no mundo que concordam com a seguinte afirmação: “Eu trabalharia mais se meu empregador me tratasse melhor”.  A gestão da experiência do colaborador, além de trazer mais produtividade, também alivia (e muito!) custos de seleção/contração e treinamentos.

Diante do que foi colocado acima, pergunto: o que você tem feito para melhorar as condições físicas, emocionais e mentais de trabalho da sua equipe? E não vale só o kit de boas-vindas, viu!

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