Adaptar-se ao mercado em busca do melhor para o cliente
Com esse mundo cada vez mais competitivo (para não dizer “louco”), as empresas precisam desenvolver estratégias que atendam as expectativas dos clientes, mas que também atendam suas necessidades. É uma tarefa difícil essa, viu?
Investir no universo online é uma dessas estratégias adotadas atualmente. A velha forma de vender se revitalizou com a internet. Fazer campanhas em sites ou redes sociais, para divulgar um produto e para vender mais, tornou-se uma maneira interessante (sem contar mais acessível) de fazer marketing digital de um negócio. E é claro que o cliente gosta disso, já que para ele a procura fica mais fácil (e muito). Ele pode alcançar tudo que deseja com um simples click. Ok, eu sei. Às vezes ele compra o que não procura ou não precisa por motivação de um anúncio que “apareceu quase que acidentalmente” na sua frente.
Quando se faz uma campanha digital que impacta e atende as expectativas do cliente, ele acaba se tornando um promotor da marca. Ele fica motivado a divulgar sua experiência para os outros. É o que chamamos de marketing de referência (ou marketing boca a boca). Não há maneira mais valorosa de divulgação que essa: quem seria o louco de indicar algo em que não acredita?
Um estudo realizado em 2015 pela Nielsen (em 60 países) afirma que 83% dos entrevistados confiam completa ou parcialmente nas recomendações de amigos e familiares, e que 66% confiam em avaliações publicadas online.
Viu só como é importante satisfazer seu cliente? Mas atenção! Com a mesma facilidade que uma companha publicitária online entra no percurso digital do cliente, ela também fica vulnerável aos seus julgamentos.
No fim das contas, a satisfação do seu cliente é um sinal de que você está indo pelo caminho certo, com possibilidade de atrair novos consumidores. Já diria Rafael Esberard, consultor de desenvolvimento de negócios internacionais e diretor da AWM Interactive: “um cliente chato conquistado e maravilhado se torna uma máquina de propaganda muito poderosa”. Então, aproprie-se dessa ferramenta e use-a a seu favor! Ter pessoas falando bem do seu produto é melhor que qualquer estratégia de marketing.
Texto de Olavo Dias e Claudia Maierá