Experiência paterna sobre como tratar os clientes
Tive uma nova concepção de atendimento ao cliente quando fui comprar roupas com meu pai, e contarei para vocês como foi. Desde que eu me conheço, meu pai nunca foi de comprar muitas roupas, não tinha o costume de adquirir novas peças em um curto espaço de tempo. Ele não era muito consumista, e, como as roupas duravam bastante, ele não via razão para comprar outras. Agora, quando ele resolvia comprar, ele realmente renovava o guarda-roupa: comprava várias peças de uma só vez e saía da loja carregando muitas sacolas, com minha ajuda, inclusive.
Acima, eu disse “saía da loja” no singular porque, novamente, desde que me conheço, meu pai sempre comprou suas roupas na mesma loja. Podiam ser roupas casuais, roupas para o serviço, sapatos ou até meias, o estabelecimento era sempre o mesmo. Então, com o tempo, passei a observar para entender o porquê da preferência por aquele lugar.
Primeiro, era pelas próprias roupas. Ele dizia que lá ele sempre encontrava o que queria na melhor qualidade (deveriam existir outras lojas boas daquele estilo, mas até aí ok). Outro motivo era a facilidade de acesso ao local, já que a loja ficava no shopping, que era o melhor lugar para fazer compras. Enfim, cheguei ao motivo mais satisfatório: a importância que os funcionários davam ao cliente.
Era evidente que meu pai realmente se sentia bem lá: ele passava horas realizando suas compras. Os atendentes eram extremamente cordiais. Apesar de serem poucos, eles conseguiam dar total atenção ao cliente. Eles se preocupavam com tudo, desde servir água ou café até escolher as melhores roupas, em qualquer tamanho, independentemente de quanto isso demorasse ou de quantas peças o cliente fosse levar. Por tudo isso, meu pai sempre se sentiu muito bem recebido nesse lugar.
Percebo que a melhor forma de atrair clientes e reter sua fidelidade é tratar com cordialidade, atenção e simpatia todos aqueles que buscam seus serviços. Afinal, se o tratamento não for acolhedor e diferenciado, a loja não venderá nada mesmo se tiver os melhores produtos do mundo. Se ninguém se sente confortável naquele estabelecimento, a tendência é que os clientes acabem procurando o que querem em outras lojas, ou até mesmo na internet. Atenção ao seu cliente, ele é tudo para o seu negócio!
Texto de Olavo Dias e Claudia Maierá